Num curso de formação de formadores, um aspecto importante é a autoscopia, a avaliação da capacidade do formando para fazer uma apresentação em público, através de uma simulação perante os colegas. Avalia-se a preparação do trabalho, a forma de exposição e o recurso a meios audiovisuais ou outros.
Há uma autoscopia inicial, no princípio do curso, e outra final, na sua conclusão. Da comparação das duas discute-se o que melhorou e o que há a melhorar. Entendido? Muito bem.
Ora, na minha autoscopia final, o tema escolhido foi "Como comer com Quai-Zi" (pauzinhos chineses). Apareci na aula de roupão chinês, ao som dos "Concertos na China" do Jean Michel Jarre (para dar ambiente). Coloquei uma taça com pipocas e dois pauzinhos em cada uma das mesas dispostas em "U", e antes de começar a explicação, projectei um vídeo introdutório.
A ideia era mostrar, pelo recurso ao absurdo, a figura que dois indivíduos fazem num restaurante chinês por não saberem comer devidamente, enquanto um empregado os atende.
Pedi a três amigos que participassem no filme. O que se segue são as gravações dessa rábula.
Vamos (tentar) ver...
Já vi o Filme, o argumento é bom, mas os actores, meu Deus, não havia nada melhor. Soraia Chaves! ou então Ana Malhoa! (só canta mal, mas tira a roupa, tão bem como a outra.).
ResponderEliminarO máximo.
Paulinho.
Indescritivel. Já não me lembrava como tinha sido. A coisa foi de tal forma, nessa noite, que tive a polícia em minha casa, por causa do barulho de "uma festa". Fomos 4 naquela noite, na tal festa, naturalmente que isto foram somente cerca de 4 minutos da totalidade da dita festa.
ResponderEliminarBjs e abraços - Jorge Frias
Olha pá, eu andei a "cuscar" na net porque tenho a minha autoscopia final e ainda nao sei o que escolher... mas a tua... vou-te contar!!! Demais!
ResponderEliminarA nota final já agora??
Parabens! Ao autor da ideia e aos interpretes!!
Lia
Eu tenho a minha autoscopia final daqui a 3 semanas e ainda n escolhi tema. Mas gostei do teu tema. Ás vezes devemos procurar uma coisa simples para ensinar, de modo a ter um formação de simples planificação e com objectivos facilmente atingiveis.
ResponderEliminarGostei muito da tua ideia. Parabéns
Para o anónimo anterior: totalmente de acordo. O que importa não é o que apresentas, mas a forma como o fazes. Escolhe um tema giro, explora as suas potencialidades e bola pr'á frente. Para ti e para a Lia mais acima, boa sorte para as vossas autoscopias!
ResponderEliminar