
Estou a referir-me à fase mais importante da minha juventude (e a de muitos outros também), que foi a passagem pela ginástica. Primeiro na Académica da Amadora, depois no Sporting, e finalmente no Ateneu Comercial de Lisboa.
Mas foi o Sporting que marcou, definitivamente. O desporto, a camaradagem, as “miúdas”, os copos, as festas, os saraus, as deslocações ao estrangeiro, tudo era novidade. E naquela década fantástica que foi a dos anos 80.
A classe era a “Especial Homens”, e numa época em que a ginástica de demonstração de alto nível era monopolizada por 3 ou 4 clubes, tínhamos honras de fecho de saraus em qualquer festival para que fossemos convidados (e eram muitos). Hoje, o panorama gímnico está bem mais “democratizado”, e muitos são os clubes e as associações pelo país fora com excelente trabalho desenvolvido, alguns dos quais cujos pavilhões fomos inaugurar. Mas na altura, sentíamo-nos os maiores, e parecia, de facto, que o céu era o limite!
Tem graça verificar como se formaram aí amizades, casamentos e opções profissionais que perduraram até aos dias de hoje. Muitos dos meus amigos mais chegados vêm desse tempo, e as suas mulheres também. Era de facto (e ainda é) muito mais do que apenas ginástica.
Sobre este tema, muito há para escrever. Quase que se justificava um blogue só para ele. Por isso, muitas histórias vão saltar em breve. E que histórias, meus amigos, e que histórias…
Olá a todos e a todas (especialmente a estas últimas). Comungo de tudo aquilo que o Cajó disse e acrescento que os treinos estão abertos e prontos para a malta poder participar.
ResponderEliminarBjs e abraços do Jorge Frias
Excelente ideia Cajó! Daqui a 30 anos estás a editar esta coisa e a ter um sucesso do caraças, por isso estou já a deixar o 2º comentário, já que o Jorge (prevendo o mesmo) já fez o 1º. Temos é de deixar para trás complexos e editar todas, mas mesmo todas, as histórias desses tempos que vivemos todos, com e sem miúdas. Fico à espera da 1ª mais ousada que tenho muitas para contar... Zézinho
ResponderEliminarParabéns Cajó! avançem as histórias... que elas são o testemunho de um grupo que brilha em muitas áreas pela exuberância da sua maneira de estar - o que se deve ao ambiente saudável que desfrutámos nos sítios por onde passámos... Vocês são lindos !
ResponderEliminarCristina (Fixó) 18 de Novembro de 2009
Eu queria muito era saber das historias....passaram-me muitas coisas ao lado!!!
ResponderEliminarmas ninguem comenta :-(
beijo Rita
Marcou mesmo!!
Bom, quanto a histórias, assim de repente não me lembro de nenhuma, mas estou pronto a passar por algumas parecidas (apesar de não me lembrar quais), numa de loucura dos 47 anos. Estou portanto aberto a novas/mesmas (apesar da falta de memória) aventuras/desventuras...cheguem-se à frente...vamos lá...
ResponderEliminar