As minhas preces vão para a Escravilheira, no concelho de Torres Vedras. Finalmente os pobres habitantes da pitoresca localidade viram a luz, depois do apagão provocado pelo mau tempo. Dizia um entrevistado às câmaras da SIC que "...se passou um Natal à moda antiga".
Pois eu acho que não deve ter tido piada nenhuma, numa época de tanta procura à doçaria tradicional, estar 4 dias sem ver o padeiro!
Entretanto, tomo conhecimento que numa outra localidade se festeja o "Magusto da Velha", em que se atiram castanhas do alto da igreja local, e que o povo come assadas com um copito.
Para os que têm mais sede, existe depois a "cavalada", em que um incauto distraído leva com outro às cavalitas, e depois mais outro e outro, e chegam a ser 6 e 7 às costas do pobre desgraçado. O estrevistado desta vez dizia tratar-se "de brincadeira de adultos". Estou a ver.
Numa terceira peça, é notícia a revolta dos passageiros da linha do Tua, que são apeados na estação do mesmo nome, por falta de ligação ao Poçinho. Foram passar o Natal com as famílias à cidade e agora, voltam para casa ... a pé!
Mas será que já ninguém passa uma consoada tranquila à lareira a ver o Harry Potter na TV?
O Magusto da Velha é uma tradição extremamente interessante.
ResponderEliminar