quinta-feira, 10 de junho de 2010

Um Bocadinho do meu Passado

Meus queridos amigos, ginastas de infância e pré-adolescência, este "post" é para vocês. Ontem passei na Rua António Correia, na Amadora, bem perto da casa onde morei tantos anos, e nem queria acreditar no que vi.

Estão a demolir um grande bloco de prédios velhos, provavelmente para dar lugar a um pato-bravismo urbanístico qualquer. Só que um dos prédios que foi abaixo foi precisamente... a velha sede da Associação Académica da Amadora.

Foi ali que, com 3 anos, entrei pela primeira vez no mundo da ginástica, ao princípio num sacrifício que se repetia todos os sábados, comigo agarrado às saias da minha mãe. Nem amarrado lá ficava. Depois fui gostando, fiz os primeiros amigos, tudo sob a batuta do prof. Neves (o que será feito dele?).

Mais tarde, com a inauguração do tão esperado pavilhão, na Reboleira, passámos a treinar aí, com melhores condições (acho que a foto aqui ao lado, a do meu 1º sarau, é dessa inauguração). Mas a velha sede nunca deixou de funcionar, onde estava a secretaria, o bar, o judo, o ténis de mesa (que saudades), os duelos de xadrez...

Nada do meu percurso posterior no Sporting e no Ateneu teria sido possível sem aqueles sábados na sede da Académica. Tudo muda, tudo evolui, eu sei. Mas ontem foi um bocadinho do meu (nosso) passado que foi abaixo com aquele bulldozer.



(Só mais uma achega: juntamente com a sede da AAA, foi demolida a "Dália", a velhinha cervejaria onde os meus pais se conheceram há quase 50 anos. Desculpem lá, mas hoje estou assim. Fiquem bem.)


6 comentários:

  1. Oh Carlinhos
    Nesta foto pareces um artolas... estavas um pouco pro cheinho...

    ResponderEliminar
  2. Caro Amigo

    Como te compreendo. Também eu comecei na velha sede a fazer Ginástica. Tantos e tão bons Professores que me recordo ainda hoje. O DÂMASO, o DARIO, o FERNANDO NEVES e o ZÉ ESTEVES entre outros que me foram ajudando a crescer. Do Neves posso dizer-te que há bem pouco tempo me disseram estar bem de saúde!
    Mais tarde tal como tu também saí mas para o Benfica!
    Depois regressei e durante 24 anos(!) estive sempre ligado à Ginástica da AAA como Professor e coordenador da secção. No entanto a minha AAA começou a ser "demolida" quase 3 anos antes da Sede e hoje felizmente conservo um "bom bocado" do espírito da velha AAA no novo Clube que umas dezenas de alunos e amigos entenderam comigo fundar há 2 anos atrás!
    www.amadoragimnoclube.pt
    Peço desculpa po este desabafo mas hoje também estou assim. Abraço.
    José Lagoas

    ResponderEliminar
  3. Se me permitem: não estive na AAA, mas tenho tantos bons amigos que por lá estiveram que me associo a este "lamento". De facto o Mundo não anda para trás e muita coisa vem abaixo.Mas a Ginástica é isto mesmo, a sensação de termos grupos e clubes onde vivemos momentos únicos. Uns no Sporting, outros na Académica da Amadora, outros em qualquer outro lugar deste País que olha pouco para os clubes que são a "mola real" do Desporto! Finalmente, perceberão todos o que senti ao ver o velho Estádio Alvalade a ser demolido à frente dos meus olhos - local de tantos e bons encontros... Zé Araújo

    ResponderEliminar
  4. Que nostalgia imensa caro amigo!
    Tal como o amigo, eu também vivi os melhores momentos da minha vida na minha querida Académica.
    Foi lá que cresci como atleta e como homem, aprendi a ser aquilo que sou hoje, um homem de princípios e de valores, que guarda no mais profundo “eu” a amizade e o profissionalismo de todos os que comigo conviveram dentro daquela casa.
    Não sou tão antigo como o senhor, pois á data em que supostamente, se reporta a foto do seu post, é no ano em que eu nasci!
    Entrei no entanto muito jovem, (1976) pela mão do meu saudoso pai, que me inscreveu na ginástica.
    A partir desse momento dei inicio á maior das paixões da minha vida, a AAA!
    Brinquei fins de semana a fio naquela sede, tantas horas passadas a brincar com amiguinhos da altura, lembro-me das tropelias que fazíamos, no WC da sala de bilhar, desde o jogar xadrez no velhinho sótão, passando pela sala de ténis de mesa.
    Tantas horas passadas a jogar ténis de mesa (aluguer), e o Sr.Ricardo, porteiro da altura, ralhando que estava na hora (que saudade)!
    As noites de espectáculos que se fizeram ali, as noites de cinema, os jogos didácticos da secção de pesca para as crianças, meu deus eu sei lá que mais!!!
    Ele era arraiais dos santos populares, concursos de máscaras de carnaval, até coro de Natal, lol como eu cantava.
    Tantas e tantas coisas que nasceram e morreram dentro daquelas paredes…
    Por ali cheguei a fazer Ginástica com o Professor Neves, e Judo com o Mestre Emílio.
    Guardo com saudade toda a carolice dos Dirigentes daqueles tempos, por eles tiro o chapéu, é com homens deste calibre que um mundo melhor pode avançar, a AAA era para eles a maior parte das vezes a sua primeira família!!!
    Sei isto por experiencia própria, pois meu pai foi durante vários anos Director e Seccionista da Secção de Basquetebol.
    Foi ali também que meus irmãos mudaram as suas vidas, conheceram também ali os seus futuros, marido e mulher!
    Naquela época onde tudo era muito centralizado e onde se vivia o associativismo como ninguém, tudo acontecia e passava por ali, tantas e tantas vidas se cruzaram e se decidiram!
    Grupos de estudantes reuniam-se no pequeno bar, para estudarem, sempre com o companheirismo e a compreensão do Sr.Fernando!
    Que alegria foi estrear os novos balneários da sede, lembro-me tão bem
    Enfim, tudo passa nesta vida, ficando no entanto para sempre todos os bons momentos que recordarei para sempre com eterna saudade.
    Hoje com quase 40 anos, orgulho-me do que fiz naquele e por aquele Clube, por ele suei, chorei, sorri, enfim,”vivi”uma vida dedicada á Ginástica, culminada também (embora fugaz) no Dirigismo!
    33 Anos de muitas emoções que jamais trocaria por coisa alguma, porque na vida ainda há coisas insubstituíveis!
    Hoje carrego comigo grande parte da mística e do espírito dessa velha Académica, uma nova vida, uma nova alma, uma nova mística estão hoje presentes num novo projecto do qual eu faço parte, o Amadora Gimno Clube.
    É neste novo Clube que também ele por razões históricas, carrega na metade direita do seu símbolo, os valores, e os princípios da “velhinha Académica”!
    Hoje a AAA perde não só parte do seu património imobiliário, mas também muitas e infindáveis recordações que com ele também foram!

    Porque hoje também estou assim, permita-me dizer que a AAA, principalmente e acima de tudo, perdeu (infelizmente) aquilo que a (nossa) “velhinha Académica” possuía, NOBREZA, daí o meu adeus!

    Abraço!
    Pedro Oliveira

    ResponderEliminar
  5. Também senti uma certa nostalgia ao ver que a sede da AAA tinha desaparecido, também foi ali que comecei a fazer ginástica, que tantas vezes patinei (não sei se são do tempo do ringue de patinagem na sede!)
    A velha sede da AAA não é só parte do nosso passado é parte do passado da Amadora antiga, da vida de uma pequena colectividade com tanta importância na vida de tanta gente.

    ResponderEliminar
  6. Olá Cajó,estive a ver ou melhor a analisar a tua foto e garantidamente que pela tua formas redondinhas que não te estavas a aplicar lá muito no desporto.......um grande abraço.Miguel Claudino

    ResponderEliminar