terça-feira, 1 de maio de 2012

Tudo a 50!



À medida que me aproximava, comecei a sentir o ar pesado e percebi imediatamente que algo de muito grave se passava ali. Ao longe, um fumo espesso subia para o céu azul, recortado no horizonte. Encostei o carro na berma da estrada, saí, e continuei a pé. Instintivamente, tirei o telemóvel do bolso e preparei-me para marcar o 112.

Depois de transpor 3 carros em chamas, um deles capotado ainda com as rodas girando no ar, cheguei finalmente ao cimo da colina. O que vi gelou-me o sangue.

O parque de estacionamento daquele Pingo Doce era um campo de batalha. Elementos do corpo de intervenção da PSP reprimiam violentamente um grupo tresloucado de populares que tentavam furar uma fila. Uma senhora aparentando uns 70 anos gritava "Eu estou cá desde as 5 e meia da manhã!"



A porta das traseiras do supermercado estava entreaberta, e arriscando, entrei. O cheiro a queimado sufocou-me. Vários pneus ardiam na zona de lubrificantes e produtos auto. Um adolescente, empunhando um isqueiro, repetia sem parar que "se não há óleo sintético H-2, reponham o stock".

Temi o pior quando vi um pedaço de carne ensanguentada no chão, mas sosseguei ao perceber o que era: "Picanha importada do Ceará", dizia na etiqueta.

Um homem empoleirado num escadote procurava atingir a última prateleira da secção de fraldas. Olhou-me e desculpou-se, dizendo que eram as únicas para mais de 5Kg.


Dois grupos de clientes aparentemente rivais, barricados na secção de legumes, atiravam mutuamente laranjas de origem espanhola e tomates de Alcobaça, numa espécie de Aljubarrota de retalho.


Procurei as caixas registadoras com o olhar, mas não as encontrei. O mar de gente era tal que os empregados tinham retirado pela saída de emergência, levando as gavetas do dinheiro.

Olhei para a lista de compras que tinha na mão, reflecti, e disse para mim próprio: "Que se lixe, vou ao Continente!"



1 comentário:

  1. Muito bom!..... e dentro de pouco tempo, muitas mais pessoas vão aproveitar essas promoções por isso o cenário será muito pior.

    ResponderEliminar