quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Os Jantares do Ateneu

Isto da ginástica é muito giro, mas é um desporto de tesos. Quando havia um convite para ir ao estrangeiro, os clubes não tinham possibilidade de suportar as despesas, e os ginastas também não. Lá nos safávamos com uns apoios, uns patrocínios e, claro, os pais. O resto vinha de cabazes de Natal, venda de autocolantes e da nossa imaginação.

Nos tempos da classe Moura e Sá, resolvemos organizar um Jantar de Gala. Contratámos o catering, concebemos o espectáculo e decorámos o velho pátio do Ateneu o melhor que soubemos.
Na noite aprazada, lá estavam a família e os amigos a entrar numa sala toda requintada, com centros de mesa e velas, e a tomar os seus lugares nas mesas à volta do palco (mistério...).
Eramos nós quem servia às mesas, e fardados a rigor: calça preta, camisa branca, papillon, avental e chapéu de palhinha. Apesar de mais nervosos do que no primeiro sarau, cada prato (entrada, prato principal, sobremesa, etc.) era servido com a nossa habitual "cagança": aparecíamos de rompante na sala, alinhados, mão direita erguendo a travessa e esquerda atrás das costas, ao som das músicas dos nossos esquemas. E a verdade é que a coisa até funcionava: a malta batia palmas, e achava tanta piada que nem percebia o molho que volta e meia entornávamos nas toalhas!


Mas o melhor era o espectáculo musical: uma excelente interpretação do festival da OTITE e seus bailarinos (o enorme Valadares a dançar lá atrás, meu Deus!), e o dueto romântico da Monserrat Caballé com o Freddy Mercury.


O Freddy era interpretado por mim, de smoking e gel no cabelo, agarrado ao microfone com um ar absolutamente apaixonado, mas a Monserrat, haaa..., a Monserrat era o Zezinho, com um vestido até aos pés e uma peitaça tão grande que quase caía para a frente. E a verdade é que por várias vezes pisou o forro e a tragédia esteve para acontecer. Aquilo era uma explosão de aplausos, quando gritávamos BARCELONAAAA!






Pagava para ter uma foto desse momento. Se alguém fizer a fineza de ma enviar, ainda a coloco aqui.

(O que um gajo fazia para arranjar uns trocos...)

6 comentários:

  1. Pois é, esse dueto ficou para a história e o Portas terá o video. Esse sim, seria um TOP+ dos videos Youtube! Zézinho

    ResponderEliminar
  2. Que saudades destes tempos !!! Conta mais histórias e publica mais fotos!! Beijocas Fátima Montoito

    ResponderEliminar
  3. Ganda maluco, e depois ainda refilas quando és mal servido no restaurante... GANDA MORAL.
    Um Abraço João Alexandre

    ResponderEliminar
  4. Tão novinhos e elegantes que eram...e cabelo, como este era vasto e preenchia as vossas cabeças! ;-p
    Gostava de ver essa famosa dupla (nunca vi), mas não havia também outra com o Zé A.?

    ResponderEliminar
  5. Continuo a pensar que nós somos mesmo o máximo, poxas!!!

    ResponderEliminar
  6. A trunfa do Farinha, os óculos do Costeleta, o ar de "showbiz" do Frias e do Cájó...o sempre, bem disposto, Bélinha...palavras para quê!
    V.Vinhinha

    ResponderEliminar