Navegando na Youtubosfera, tropecei em Peter, Paul and Mary. Grupo folk criado nos anos 60, desde sempre associado à defesa dos direitos humanos, liberdade de expressão e preservação do meio ambiente, Mary Travers, Peter Yarrow e Paul Stookey criaram sucessos tais como "If I Had a Hammer" (que se tornou um hino do movimento dos direitos civis) , "Lemon Tree," "Leaving on a Jet Plane" e "Puff (The Magic Dragon)".
A sua música activista e corajosa marcou presença na Grande Marcha de Washington em 63, e na Marcha de Selma-Montgomery, em 65, em ambiente de violentas ameaças.
Em 1969, quando a década de turbulência chegava ao fim, Yarrow co-organizou nova Marcha sobre Washington, e Peter, Paul and Mary actuaram para meio milhão de pessoas que quiseram marcar presença no evento.
Puff, em particular, conquistou o coração de milhões, e tornou-se um clássico infantil. A série de programas da CBS baseada nessa canção valeu a Yarrow a nomeação para um Emmy.
Que saudades que eu tinha de ouvir isto, dos meus tempos de miúdo!
Nota: dado o carácter "esotérico" da letra, esta canção foi apontada pelos seus detractores como detentora de significados bem menos inocentes, nomeadamente descrevendo os efeitos do consumo de substâncias ilegais. Neste espectáculo, Paul parodia o assunto.
Para os mais curiosos:
If I Had a Hammer:
http://www.youtube.com/watch?v=_UKvpONl3No
Leaving on a Jet Plane:
http://www.youtube.com/watch?v=Fa3h3pnhg8s&
Que saudades destas músicas! Um estilo que não regressa, apesar dos revivalismos que aparecem por aí! E Simon & Grafunkel são outro clássico!
ResponderEliminarZé