terça-feira, 9 de dezembro de 2014

ABC da Valódia - E de Expatriado



São aos magotes (estimam-se em 200.000), os tugas que aqui trabalham de uma forma permanente. Denominados Expatriados, clube a que pertence este vosso criado, é uma tribo que fugiu ao colapso económico do país e procura uma oportunidade de carreira ou negócio nesta terra, que oferece tantas.

Se por um lado estão longe de tudo o que amam, por outro encontram muitas semelhanças com os lugares que deixaram, desde já a língua e a história. Mas não só: aqui bebem Super Bock, Eugénio de Almeida tinto e café Delta, comem bacalhau, vêm a SIC Notícias e gritam pelo Benfica (ou não...). 

Como bons cidadãos do mundo, onde chegam, acampam, e em pouco tempo recriam o habitat à semelhança da "terrinha". E fazem tertúlias, isso é que eles gostam, de festa, praia e copos! Agregam-se sempre nos mesmos locais, e passam a palavra uns aos outros onde se come “muita bem”, onde a lagosta é barata ou onde há umas praias porreiras.
  
Vencem assim os momentos em que não estão ocupados a trabalhar, e como a oferta é pouco diversificada, aproveitam os recursos naturais que este país tem, e são muitos. E adoptam expressões cá do sítio, como "Ya" ou "meu irmão". 

Uma experiência fantástica: ver um derby lisboeta na Casa do Sporting de Luanda, por entre cachecóis verdes, encarnados e azuis (!), e apupos ao árbitro. Transportamo-nos imediatamente para o estádio, só faltam as sandes de coiratos. E se nos lembramos de pedir tal coisa... até nos trazem uma!

Emigração por emigração, antes aqui que no Bangladesh.

Next: letra "F"!


3 comentários:

  1. o EA tinto é dos meus vinhos preferidos. E a superbock... E o bacalhau... E o Benfica...
    Somos tantos em tantos lugares. ;)

    ResponderEliminar
  2. Mesmo sem saber, vi logo quem eras, ó "Cenoura". Beijinho e obrigado pela visita ;)

    ResponderEliminar
  3. E depois há as festas dos expatriados que são uma mistura entre "Tugas" e "Mawgolés"...

    E há as festas dos musseques que são de partir a Alma, porque o corpo já sai de lá partido com músicas tipo "tarraxinha" e "cu duro"...

    ResponderEliminar