quarta-feira, 1 de outubro de 2014

O Roubo do Ano

Foi um choque lá em casa quando se soube: o Firmino foi apanhado a roubar! Estava a dar na SIC Notícias.

O patrão, o padeiro da aldeia, já desconfiava. E por isso, resolveu "marcar" as moedas com duas pintas azuis, na presença de dois colaboradores. E foi assim que apanhou o larápio, com... 70 cêntimos no bolso.

Fomos visitar a família, e o pai confessou-nos que o filho sofre do Síndrome do Pequeno Furto,  um impulso irresistível por se apropriar por tudo o que tem pouco valor. É uma doença recentemente diagnosticada, que não deve ser confundida com a Cleptomania. Nesta, o doente apropria-se de bens valiosos. No SPF, não: há até uma clara repulsa pelo chamado "grande roubo".

Contam-se casos de pacientes que chegam a roubar uma carteira e, a meio da fuga, param para retirar da mesma o dinheiro que consideram em excesso, ficando apenas com um punhado de Euros. Firmino fora, aliás, detido em Março do ano passado por esse motivo: foi devolver o excedente, bem como o cartão do cidadão que veio por engano; como entretanto a vítima chamara a polícia, foi detido em flagrante devolução do bem roubado.

Segundo o pai: "Desconfiámos que tinha tido uma recaída, porque começaram a desaparecer coisas cá de casa: o colar de pechisbeque da Etelvina, que estava junto às jóias da minha falecida sogra, e uma carteira de fósforos que por acaso já não acendiam. Mas isto, nunca pensei! 70 cêntimos, valha-me Deus. Está pior!"


À hora a que recolhíamos este testemunho, o casal aguardava o regresso do filho, vindo do tribunal que o absolveu, a tempo do almoço. Mas por cautela, esconderam os talheres de plástico.

Toda a notícia aqui: padeiro absolvido


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. AH AH AH Ganhaste!! Não pares, que isto (como um sujeito que eu conheço diz) é uma delicia.

    ResponderEliminar