domingo, 23 de novembro de 2014

ABC da Valódia - C de Candongueiro



Lembram-se daquele concurso de "quantos cabem num Mini"? Aqui há um parecido, com o Candongueiro. Os candongueiros são uma instituição em Luanda, um intermédio entre táxi e autocarro. São mini-bus de transporte público geridos por particulares, com cobrança de bilhete a bordo, e cuja receita ao domingo reverte para o motorista.

São quase todos Toyotas Hiace de um azul característico, e apesar de o parque auto ter melhorado e das regras de segurança apertadas a que são sujeitos, muitos devem já anos à reforma, vão superlotados, e são mais que as mães, entupindo o trânsito a qualquer hora do dia.

São eles que asseguram o transporte de milhares de luandenses dos bairros periféricos até ao centro, apanhando e largando passageiros ao longo do percurso. Sem os candongueiros, a economia parava.

São também conhecidos pela condução criativa dos motoristas (não há cá prioridades, e a contra-mão é um conceito que não existe), razão porque são um dos alvos favoritos da polícia, que os autua que nem tordos. Curiosamente, os outros automobilistas têm alguma compreensão pelos seus malabarismos, pois reconhecem a sua enorme utilidade para uma tão grande franja da população.

Ao princípio, quando um candongueiro passava por mim, um tipo enfiava a cabeça fora da janela e gritava algo que não entendia. Aquilo irritava-me, achava que me devia estar a mandar àquela parte, mas afinal era o "pica" a anunciar o destino, a ver se alguém mandava parar (gozem-me à vontade, vá...). 

Mais uma particularidade: as mensagens pintadas nas traseiras das viaturas são verdadeiras pérolas. Exemplos? "20 buscar", "Negro fofo", Sansão e Dadila", "Vais morré"... Acreditem, quando se está parado no trânsito atrás dum candongueiro, é boa disposição na certa.

Não me hei-de ir embora sem experimentar uma viagem. Estou aliás a preparar-me para isso, e ontem consegui meter-me com mais sete pessoas dentro do meu roupeiro. Mais uma semana e estou apto.

Esperem pelo "D", está aí a chegar...

3 comentários:

  1. Para contribuires um bocadonho para a minha curiosidade antropológica e etnográfica, será que podes fotografar algumas das mensagens pintadas nas traseiras dos candongueiros? Obrigada. :D
    Cláudia Afonso

    ResponderEliminar
  2. Aeroporto, aeroporto... :D

    muitas das palavras que eles gritam enquanto conduzem... sim, porque aqui, as palavras são paragens, tendo como ponto de partida, a origem para uns e o destino para outros...

    ResponderEliminar
  3. Aeroporto, aeroporto... :D

    muitas das palavras que eles gritam enquanto conduzem... sim, porque aqui, as palavras são paragens, tendo como ponto de partida, a origem para uns e o destino para outros...

    ResponderEliminar