Conta-se que Maria Antonieta, rainha e esposa de Luís XVI de França, terá respondido a quem lhe disse que o povo tinha fome, queria pão, com o famoso "O povo tem fome? Coma brioche!"
A graça custou-lhe cara, na altura. Cara e não só, custou-lhe mesmo a cabeça!
Pois parece que é tradição os governantes franceses terem tiradas destas. Agora foi a vez de Nora Berra, a Secretária de Estado da Saúde (mental, certamente). Citada pelo jornal Libération, terá sugerido, a propósito das baixas temperaturas que se fazem sentir, que as pessoas “devem evitar sair”.
Até aqui, tudo bem, como diria Monsieur de La Palisse. Mas a seguir enumerou os grupos aos quais se dirigia: “Sem-abrigo, crianças, idosos ou com certas doenças respiratórias crónicas, cardiovasculares ou endócrinas”.
Como seria de esperar, a notícia correu mais rápida que a vaga de frio a vir do Círculo Polar Ártico até ao Cabo Espichel.
Perante tantas reacções negativas, a senhora ainda insistiu na ideia, escrevendo no seu blogue (tal como o Capuchinho, mais um blogue de humor, portanto).
Enquanto se discute a sensibilidade da governante, equiparada à de um camião-cisterna sem travões, consta que os leitores seguiram à risca o seu conselho. As crianças, os idosos e os doentes, naturalmente.
Sem comentários:
Enviar um comentário